Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Que as cadelas não castradas entram no cio muita gente sabe, mas será que é possível dizer que cachorra menstrua ou ocorre algo diferente no organismo dessas amigas de quatro patas?

Considerando que um dos objetivos da comunicação é se fazer entender, tudo bem falar que a cachorra menstrua numa roda de amigos. Afinal, com poucas exceções, quase todos ali vão entender que você está se referindo aos sangramentos. 

Já entre veterinários, biólogos ou numa prova de biologia é melhor evitar utilizar o termo “menstruação de cachorro”.

Por que o cio da cadela não pode ser chamado de menstruação?

O organismo dos mamíferos é semelhante em diversos aspectos, entre os quais o mais importante é a presença de glândulas mamárias, responsáveis pela produção de leite. No entanto, também existem muitas diferenças. 

No caso da questão se cachorra menstrua todo mês, ao contrário do que muitos pensam, esse é um fenômeno bastante raro nessa classe de animais, quase exclusivo aos primatas, como os chimpanzés, as fêmeas de algumas espécies de morcego e a alguns outros poucos animais, como o simpático musaranho-elefante.

Esse é um fenômeno bastante raro nessa classe de animais – Foto: Internet

Para entender melhor do que estamos falando, vale retomar as aulas de fisiologia para lembrar o que caracteriza a menstruação. Em linhas gerais, é o processo no qual a camada formada para revestir o útero, preparando-o para a gestação, é eliminada pela vagina quando não há fecundação.

O que é o cio da cadela?

Afinal, se a camada revestidora do endométrio é reabsorvida, não eliminada pela vagina, por que ocorre sangramento e por que esse processo não pode ser chamado de menstruação?

A resposta é simples: porque o sangue presente no cio da cadela não corresponde ao revestimento do endométrio. Na verdade, o que ocorre com as cachorrinhas é que, na fase anterior ao período fértil conhecido como estro, as mudanças hormonais provocam um aumento do fluxo sanguíneo.

Quanto tempo dura o sangramento de uma cadela?

Como visto, o sangramento da cadela pode ocorrer na primeira fase do ciclo estral, quando o organismo da cadela começa a se preparar para uma possível fecundação. Essa fase tem a duração média de 5 a 15 dias, período no qual é normal que a pet apresente secreção sero-sanguinolenta. 

Fique atento! Ao perceber que o sangramento se prolongou para além desse período, ou em caso de hemorragias, um veterinário deverá ser imediatamente consultado!

Cachorra no cio: o que fazer durante o sangramento?

As alterações hormonais típicas do proestro tendem a deixar as cadelinhas mais carentes e inquietas. Seja paciente, carinhoso e evite deixar que cachorros machos se aproximem da sua amiga. 

O ciclo estral
requer cuidados e atenção – Foto: Divulgação

Embora já esteja liberando feromônios no proestro, a amiga de quatro patas ainda não está receptiva à monta nesta fase, de modo que a presença deles pode ser incômoda. 

Quanto ao sangramento, já existem em lojas como a Petz fraldas próprias para cachorro que ajudam a evitar manchinhas de sangue espalhadas pela casa. Estas devem ser trocadas com frequência para prevenir infecções. 

 

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook