Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Nunca a alimentação foi tão importante. Ela é fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico, protagonista em tempos de Coronavírus. Ao mesmo tempo, o isolamento dificulta o acesso aos alimentos e reforça a necessidade conservar bem o que se possui, como explica a nutricionista Mônica Cecília Araújo.

O Centro de Pesquisa em Alimentos  da Universidade de São Paulo (USP) divulgou alguns cuidados que devemos ter com alimentos em um período tão conturbado. Precisamos, claro, higienizar as mãos antes de comer ou manusear qualquer coisa”, diz a profissional.

Além disso, existem outros pontos fundamentais. Bancadas, pias, louças e demais utensílios devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos. E geladeiras, freezers, fornos, fogão e demais eletrodomésticos precisam ser higienizados com regularidade, com água, sabão e sanitizantes ou água sanitária. O mesmo vale para as paredes, chão e teto”.

Mônica lembra que, além de todos os cuidados, é preciso investir em alimentos que reforcem a imunidade. “O alho, por exemplo, tem função imunoprotetora e selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Já a cebola previne doenças virais e alérgicas. O gengibre possui forte ação bactericida, além de vitamina B6 e C.  O iogurte natural tem propriedades probióticas melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico e vegetais verde-escuros (brócolis, couve) são ótimas fontes de ácido fólico e vitaminas”, enumera.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook