Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

A presença de variantes da Covid-19 no Rio de Janeiro foi confirmada nesta sexta-feira (19) pela Secretária de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio).

As secretarias de Saúde finalizaram na última quinta-feira (18) a análise do histórico de quatro pacientes infectados pelas variantes no estado. Foram identificadas quatro contaminações pela cepa de Manaus e uma com a mutação do vírus encontrado no Reino Unido. 

Os testes realizados constataram que quatros dos cinco pacientes foram infectados dentro do território fluminense, a esse grupo dá-se o nome de autóctones. O outro caso registrado é o de um portador da doença que veio de Manaus. 

De acordo com o levantamento, a variante já está circulando na capital e, provavelmente, no munícipio de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

“A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES alerta para a possibilidade de o vírus já estar circulando por outros municípios, uma vez que a capital tem grande atividade econômica e alta circulação de pessoas de várias cidades da Região Metropolitana.Porém, essa informação só poderá ser confirmada a partir de evidências laboratoriais”, diz a nota divulgada pelas secretarias de Saúde.

Diante do quadro de disseminação da nova cepa da Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está reforçando o apoio aos municípios nas ações de prevenção e monitoramento dos casos.

Os dois órgãos que assinam a nota reiteraram a necessidade da adesão da população às medidas de prevenção de contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.  

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comentários no Facebook