Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Já está difícil encontrar nas pratilheiras de algumas farmácias produtos de segurança como mascaras e álcool em gel, a procura superou os estoques, além da elevação dos preços por conta da grande procura desses produtos. Um comerciante dono de uma loja de produtos médicos na Baixada Fluminense, enfatizou para nossa equipe de jornalismo que quase não está sendo viável a compra de mascaras por exemplo, entre outros produtos junto ao distribuidor, por ter sofrido uma elevação muito alta nos preços repentinamente.

Nesta sexta-feira o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, esteve em reunião com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), para detalhar os termos das ações para evitar a escassez de itens de segurança e de prevenção contra o novo coronavírus no Brasil além de pressionar os mesmo na tentativa de frear os preços desses equipamentos que vem sofrendo alta.

Foto: REUTERS/Rahel Patrasso/Direitos reservados

As mascaras cirúrgicas em alguns países já se tornou hábito o seu uso pelas ruas, principalmente em países da Asia, por conta do alto índice de poluição. As mascaras têm como finalidades resistirem a fluidos diversos, protegendo profissionais da área da saúde e a população como um todo na redução da contaminação. O que aconteceu, é que  após a confirmação do primeiro paciente infectado com o novo coronavírus em São Paulo, fez com que os moradores do Rio de Janeiro ficassem apreensivos. A procura por álcool em gel. máscaras cirúrgicas e lenços descartáveis aumentou de tal forma, que pegou os estabelecimentos comerciais de surpresa.

O Ministério da Saúde diz que a situação não é para pânico. Medidas estão sendo feitas para minimizar o impacto de uma possível contaminação, caso confirme outros casos. No Rio, um hospital já está sendo preparado para receber pacientes que estejam infectados com o novo coronavírus. Vale lembrar que lavar as mãos constantemente com uso de sabão ou detergente  é muito eficaz e seguro.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook