Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Não temos noção de como é importante ser um doador de sangue, até que nós mesmos venhamos a precisar. Várias pessoas que se encontram hospitalizadas por diversos motivos, que vai de um acidente envolvendo veículos colididos ou atropelamentos, pessoas feridas, pacientes que depende de uma transfusão sanguínea, até por motivos adversos. A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e é um exercício de cidadania. Se caso você tenha um problema de saúde, informe ao profissional que irá lhe atender para ver as possibilidades da doação.

A pandemia do novo coronavírus reduziu o número de doações de sangue em todo o país. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Nova Iguaçu alerta para a importância de receber doadores para manter o estoque do banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI, mais conhecido como Hospital da Posse), abastecido. As doações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e podem ser agendadas pelo telefone (21) 97663-9352. O hemonúcleo fica na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer 953, na Posse, em Nova Iguaçu.

Confira quatro motivos para doar sangue no HGNI e ajudar a salvar vidas:

1 – HGNI atende toda a Baixada Fluminense

É um hospital de trauma, que diariamente atende baleados, acidentados, feridos por arma branca, entre outros casos que na maioria das vezes precisam de transfusão sanguínea. A unidade necessita de 600 doações de sangue por mês para atender esta demanda. Porém, mensalmente, vem registrando apenas 45% desta meta.

2 – Salva até quatro vidas

Cada bolsa coletada pode ser destinada para até quatro pacientes. Por isso, a doação de sangue é tão importante. É um gesto altruísta capaz de salvar inúmeras vidas. Para doar é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento original com foto. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá ter ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas e bebida alcoólica no dia anterior. Menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

3 – Espaço é seguro e segue medidas de segurança

Em função da Covid-19, o banco de sangue do HGNI tomou uma série de medidas de segurança. O espaço é higienizado frequentemente ao longo do dia e os doadores orientados a lavarem as mãos ao chegar, antes e após a doação. A entrada só é permitida com uso de máscara.

4 – Doação de sangue é rápida

O doador preenche um questionário, passa por triagem médica e, após ser liberado, faz sua doação. Todo este processo dura menos de uma hora. No final, a pessoa ganha um lanche da instituição e orientações com os cuidados básicos a serem tomados após a coleta do sangue.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook