Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

O município deu mais um passo importante na consolidação de sua atenção básica sexta-feira. Mesquita inaugurou sua primeira Academia da Saúde do município, em Santa Terezinha. O espaço funciona na Praça dos Sete Anões e, a partir desta segunda-feira, garantirá aos seus frequentadores atividades como alongamento, ginástica, funcional e outras, de acordo com a agenda programada pelos profissionais de educação física responsáveis.

Serão atividades direcionadas a qualquer faixa etária e atenderemos ainda escolas, creches, unidades de saúde, CRAS e outros espaços comunitários do bairro e de suas proximidades. Teremos ainda ações extras, não só para manter esses grupos, mas também para melhorar a interação entre eles. Caso, por exemplo, de atividades socioeducativas e da formação de grupos específicos para mulheres, idosos, pacientes de saúde mental e outros”, adianta Caroline Morgado, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita.

Agenda

A Academia da Saúde Sete Anões será utilizada também pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF. Outros eventos podem ser marcados na academia, focados ou não em alguma campanha específica. A programação regular envolverá aulas de ginástica, funcional, alongamento e equilíbrio – com exercícios principalmente de pilates. Elas acontecerão às segundas e quintas, das 7h às 11h, às quartas e sextas, das 8h às 12h. Às sextas-feiras, porém, turmas especiais focadas principalmente nas mulheres e nos idosos serão oferecidas, nos primeiros horários da manhã. Além disso, agendas com palestras e outras ações ligadas ao NASF também serão marcadas. E com profissionais como, por exemplo, nutricionista e assistente social, entre outros.

A gente sabe que é melhor prevenir doenças do que esperar que elas cheguem para tratá-las. Nesse sentido, as academias da saúde favorecem o hábito de se exercitar em todas as faixas etárias. E ainda garante uma interação maior entre os praticantes. Afinal, fazer ginástica é muito mais motivante quando se tem companhia e, principalmente, orientação especializada”, avalia o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.

Instrução profissional

Moradora de Santa Terezinha, a aposentada Luciene Sant’Anna, de 51 anos, já decidiu: passará a frequentar a nova academia da saúde com seu grupo de amigas. Ela e algumas vizinhas se reúnem, sempre nas primeiras horas da manhã. Juntas, se exercitam em uma praça próxima ao local. “Eu operei o quadril e não é qualquer atividade que eu estou liberada para fazer. Então, ter essa opção aqui, com professor de educação física me acompanhando, vai ser bem melhor”, diz. 

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook