Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Na manhã desta quinta-feira (10), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, presidiu a cerimônia de formatura da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), unidade de ensino do Exército, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Na ocasião, 401 alunos, da Turma 150 Anos da Campanha da Tríplice Aliança, concluíram a formação e foram promovidos à graduação de 3º Sargento, sendo 44 de Manutenção de Armamento; 109 de Manutenção de Viatura Auto; 16 Mecânicos Operadores; 48 de Manutenção de Comunicações; 80 do Serviço de Intendência; 20 Topógrafos; 77 Músicos e 55 do Serviço de Saúde.

Em um ano atípico como o de 2020, a formatura encerrou um ciclo repleto de desafios para os militares. Durante o curso, os alunos da área de saúde interromperam, momentaneamente, a formação escolar para reforçar o apoio às unidades hospitalares do Rio de Janeiro no combate ao novo coronavírus.

Durante o discurso, Fernando Azevedo falou sobre a satisfação de participar deste momento importante na vida dos formandos. “Como Ministro da Defesa, responsável pela Marinha, pelo Exército e pela Força Aérea, me sinto orgulhoso de estar hoje aqui”, disse. Ao final, parabenizou os novos Sargentos: “Comemorem, todos vocês são vencedores”, concluiu.

Fotos: Igor Soares/MD

A 3º Sargento Raquel Silva Rosa classificou-se em 1º lugar geral no Curso de Formação de Graduação de Sargentos 2020, Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança”, da Escola de Sargentos de Logística do Exército (EsSLog).

A militar recebeu do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, a “Medalha Caxias Distinção Militar” como reconhecimento pelo esforço e dedicação. Pertencente ao Quadro de Músicos, a Sargento Rosa, de apenas 19 anos, recebeu ainda a “Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo”, concedida aos primeiros colocados de cada especialidade.

Natural do Rio de Janeiro, a militar conta que encontrou na profissão a realização de um sonho. “Hoje obtive a maior conquista da minha vida. Eu pedi a Deus um sonho e Ele me deu uma realidade, uma profissão honrosa“.

A mãe da jovem, Jane Cristina Ferreira Silva, disse que a escolha de prestar o concurso para o quadro das Forças Armadas sempre foi um sonho da filha. Além disso, falou do orgulho em vê-la concluindo esta etapa. “Quando eu escuto a canção do Exército Brasileiro, me sinto honrada por saber que ela está preparada para defender a Pátria”, finalizou.

Os primeiros colocados do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Logística 2020 são: como Mecânico de Viatura, Sargento Veloso; Mecânico de Armamento, Sargento Iago; Mecânico Operador, Sargento Riquelmo; Manutenção de Comunicações, Sargento Xavier; Saúde, Sargento Clara Santos; Topografia, Sargento Damião; e na Intendência, Sargento Varjão.

Estiveram presentes na cerimônia o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, o Vice-Chefe do DECEx, General de Divisão Carlos Alberto Mansur, o Assessor Especial do Ministro da Defesa, Vice-Almirante Carlos Chagas, o Comandante da Escola de Sargentos de Logística, Coronel Lucio Alves de Souza, dentre outras autoridades. Na solenidade, autoridades e convidados, passaram por uma triagem com medição de temperatura e higienização das mãos.

Ingresso na EsSLog

A seleção para o ingresso na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) é feita anualmente, por meio de concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 1.100 vagas para ambos os sexos.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook