Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Esse não é o assunto favorito de ninguém. Alguns o ignoram. Outros sentem constrangimento. Palavras como cocô e fezes fazem muitos virar o rosto. Se você está entre essas pessoas e pensa em interromper a leitura dessa reportagem, repense a decisão. Saiba que, apesar de não ser um assunto muito simpático, a saúde do intestino influencia – e muito – no funcionamento do corpo humano.

No programa Manhã saudável, que vai ao ar na GBC TV sempre às terças, a cada quinze dias, você aprende a manter uma alimentação saudável e ainda recebe dicas preciosas para a saúde do seu intestino.

No programa de hoje, as doutoras Tânia Novak e Vera Cortez, ensinam, além receitas saudáveis para o intestino, nos ensinam também  como fazer exercícios que nos ajudarão a manter o funcionamento saudável do intestino. Veja abaixo as receitas e as dicas.

MOQUECA DE PEIXE COM LEITE DE COCO

Ingredientes

6 a 8 pedaços de posta ou files de pescada

200ml de leite de coco

2 tomates

2 limãos

2Cebola e 4 dentes de alho

Salsa e cebolinha

Azeite

3 colheres de sopa de molho de tomate caseiro

Orégano, sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Numa frigideira colique o azeite as cebolas fatiadas e os alhos picados para refogar e retirar um pouco da ação do enxofre da cebola crua.

Coloque os tomates fatiados a salsa e cebolinha, orégano e o leite de coco, o molho de tomate e regue com mais azeite.Retire do fogo.

Tempere o peixe com limão sal e pimenta do reino,coloque numa frigideira o azeite para dourar os pedaços e vá retirando e colocando no molho de leite de coco já preparado na outra frigideira deixe apurar ou coloque numa travessa pirex no forno por 10 minutos. Sirva com farofa de flocos de coco na manteiga deixe ficar tostado e pronto voilá.Para os veganos/vegetarianos faça ao invés do peixe com cogumelos pré cozidos para diminuir a fermentação.

FRANGO COM LIMÃO CECILIANO

Ingredientes

1 frango aberto sem as vísceras e pele ou pedaços de frango

2 limãos sicilianos

1 limão

Orégano

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

MODO DE PREPARO

Refogar o frango já temperado com 1 suco de limão verde, sal, pimenta e oregano no azeite.

Numa Forma de assar coloque azeite e forre com as rodelas cortadas do limão siciliano por cima coloque o frango ou os pedaços de frango regue com azeite e leve ao forno por 30 minutos o limão vai firmar um caldo para caramelizar coloque um pouco de água e mexa deixe por mais 10 minutos virando o frango.

Coloque o frango com o caldo numa travessa com as rodelas de limão siciliano por cima e sirva que pode ser o seco ou com batatas doces cozidas e passadas  no azeite na frigideira com bastante alecrim seco ou a erva in natura pode fazer um refogado de espinafre com azeite e alho e colocar por baixo das batatas Hum que delícia!!

SESSÃO ANOTE AÍ!

Para aliviar o mal estar que acontece na síndrome do intestino irritável:

-Comer várias vezes ao dia em em menor quantidade, mastigar bem os alimentos,

– Evitar pular refeições e praticar atividade física de forma regular para favorecer os movimentos intestinais.

– Recomendado limitar o consumo de frutas a 3 porções por dia e 2 porções de vegetais, assim como evitar o consumo em excesso de fibras resistentes

– Cozinhar com pouco tempero devendo preferir, o uso de ervas aromáticas ,para dar sabor às comidas.

– No caso da síndrome do intestino irritável, o ideal é que a maior porção seja de fibras solúveis, já que tendem a produzir menos gases.

Alimentos que devem ser consumido moderadamente e se possível evitar:

  • Cereais integrais, centeio, produtos integrais, macarrão;
  • Banana verde e milho;
  • Legumes como lentilhas, feijão, grão de bico, aspargos e ervilhas;

Vegetais como couve de bruxelas, brócolis, cebola e alho.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

Tomar chás contra gases

– chá de erva-cidreira com funcho ao longo do dia,

– chá de carqueja também é uma boa opção, assim como o de gengibre.

– Tomar um suco laxante mamão com iogurte natural, ou ameixa e farelo de aveia,

– vitamina de mamão preparada com iogurte e linhaça

Ingredientes

  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1/2 mamão pequeno;
  • 1 colher (sopa) de linhaça.

Modo de preparo

Bater o iogurte e o mamão no liquidificador, adoçar à gosto e depois adicionar a linhaça

– Chá de ruibarbo-O remédio caseiro para prisão de ventre com ruibarbo é ótimo.

Ingredientes

  • 750 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e ligar o fogo, deixando ferver até perder cerca de 1/3 da água. Depois coar e beber 100 ml de chá ao principio da noite durante os dias necessários para que o intestino volte a funcionar.

ALIMENTOS QUE PRENDEM O INTESTINO

  • Goiaba;
  • Doces;
  • Massas;
  • Batata;
  • Feijão;
  • Pão branco;
  • Fast Food;
  • Bebidas com açúcar ou com gás também devem ser evitadas,

Dicas Para Manter o Intestino Hidratado

Abacate;Banana madura;figo;kiwi; pera com casca;

FRUTAS QUE PRENDEM O INTESTINO

Algumas frutas que prendem o intestino são:

maçã e pera sem casca, goiaba, banana, principalmente banana ainda verde.

Essas frutas devem ser evitadas por pessoas com prisão de ventre, pelo menos até que o trânsito intestinal esteja normalizado.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FODMAP?

FODMAP é um acrônimo para um conjunto de carboidratos osmóticos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas: Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols.
Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano. Os oligossacarídeos são os Fruto-oligossacarídeos (FOS) e os Galacto-oligossacarídeos (GOS). Dentre os dissacarídeos se inclui a lactose, e dos monossacarídeos a frutose. O grupo dos polióis é representado principalmente pelo sorbitol e manitol. Esses alimentos são de alta osmolaridade ou possuem substratos rapidamente fermentados por micro-organismos intestinais.
Existem diversas listas que classificam alimentos como ricos ou pobres em FODMAPS. Segue abaixo uma lista com resumo destes alimentos:

 

Alimentos com Alto teor de FODMAP

FRUTAS: Maçã, damasco, abacate, amora, cereja, figo, sucos de fruta, lichia, manga, nectarina, pêra, caqui, ameixa, melancia.

VEGETAIS: Aspargo, alcachofra, beterraba, couve-flor, chicória, milho, alho, cebolinha verde (a parte branca), cogumelo, quiabo, cebola, ervilha, ervilha.

AMIDO E LEGUMES: Cevada, cuscuz, feijão, centeio, soja, trigo.

PRODUTOS DE USO DIÁRIO: Coalhada, queijo cottage, pudim, sorvete, leite (vaca, cabra, ovelha), nata, leite de soja, iogurte.

GRÃOS E NOZES: Caju, pistache

CARNE: Carnes processadas que contêm trigo, alho, cebola.

CONDIMENTOS OU ENLATADOS: Condimentos que contêm trigo, alho, cebola, ketchup, maionese, mostarda, molho japonês, massa de tomate.

ERVAS E PIMENTAS: Alho e cebola em pó

SOBREMESA: Mel, qualquer produto com manitol, sorbitol, xilitol como sorvetes,balas,chicletes ,chocolate ao leite, biscoitos recheados.

Moderado teor de FODMAP

FRUTAS: Abacate, chips de banana, coco ralado, toranja, romã, uva passa.

VEGETAIS: Alcachofra, brócolis, couve, abóbora, aipo, repolho verde, couve lombarda, batata doce, tomate.

AMIDO E LEGUMES: Trigo mourisco, grão de bico enlatado, aveia sem glúten, lentilha enlatada, pão sovado.

PRODUTOS DE USO DIÁRIO: Queijo de trigo, queijo feta, queijo mozzarella, queijo parmesão, cheddar e queijo suíço.

GRÃOS E NOZES: Amêndoas, semente de linhaça, avelã.

CONDIMENTOS OU ENLATADOS: Vinagre balsâmico (aromático).

ERVAS E PIMENTAS: Pimenta da Jamaica, canela, pimenta em pó sem cebola e alho.

SOBREMESA: aspartame, açúcar mascavo, demerara, sacarose, açúcar cristal, açúcar refinado.

Baixo teor de FODMAP

FRUTAS: Banana, mirtilo, uva, melão, kiwi, limão, limão-galego, laranja, maracujá, abacaxi, framboesa, ruibarbo, carambola, morango.

VEGETAIS: Broto de alfafa, broto de feijão, pimentão, cenoura, pimenta, pepino, berinjela, endívia, erva-doce, feijão verde, couve, alho-poró, alface, azeitona, tomate, cebolinha verde (parte verde), espinafre, abobrinha, acelga, nabo, abobrinha.

AMIDO E LEGUMES: Pão de milho sem glúten, pão de milho, pão sem glúten, farinha sem glúten, massa sem glúten, painço (ou milho miúdo), quinoa, arroz, tapioca, tofu.

PRODUTOS DE USO DIÁRIO: Manteiga, leite de coco, leite sem lactose, leite vegetais(arroz, amêndoa, coco, chantilly.

GRÃOS E NOZES: Nozes, semente de chia, noz macadâmia, amendoim, manteiga de amendoim, pinhão, sementes de gergelim, semente de girassol, nozes.

CARNE: Carne de boi, carne de frango, carne de pato, ovos, peixe, cordeiro, carne de porco, frutos do mar, tofu, peru.

CONDIMENTOS OU ENLATADOS: Vinagre feito de champanhe, molho de peixe, suco de limão, óleos diversos, molho de ostra, vinagre de vinho tinto, molho de soja sem glúten, vinagre feito de vinho branco.

ERVAS E PIMENTAS: Manjericão, folhas de louro, pimenta de caiena, cebolinha-capim, coentro, gengibre, hortelã, semente de mostarda, orégano, páprica, salsa, pimenta, pimenta vermelha em pó, alecrim, sal, tomilho, açafrão.

ASSINE NOSSA LISTA VIP E FIQUE POR DENTRO DE:

I-Informações sobre um programa de desintoxicação que vai te ajudar na prevenção de doenças ,desinchar e obter mais saúde e bem estar.

II- Como se liberar das toxinas ambientais e internas de impacto no nosso metabolismo participando de técnicas de bio ressonância de retiradas de metais tóxicos e toxinas alimentares e metabólicas acumuladas no seu sistema sanguíneo e órgãos.

III- Conhecer e Praticar mudanças de hábitos alimentares: o papel dos bioflavonoides, das gorduras boas, dos super alimentos e do jejum cíclico.

IV- Se libertar de inchaços, edema, má digestão e ganho de peso

V- Quando as células estão com as suas funções equilibradas, elas permitem que nutrientes importantes sejam absorvidos e que as toxinas indesejáveis sejam eliminadas.

VI- Como uma desintoxicação eficaz pela Bioterapia pode, prevenir doenças, diminuir o processo de envelhecimento e viver uma vida saudável. Este tratamento é eficaz em todas as patologias associada aos tratamentos.Procure saber mais sobre o nosso programa Biodetox acesse o link https://dconexaosaude.com.br/newsletter  se inscreva e baixe o e.book  Longe de doenças apesar dos poluentes e toxinas.

Assista aos vídeos sobre Detox:

https://youtu.be/RC4Iqjkrks -A desintoxicação começa na cozinha

https://youtu.be/dB3z2eROthI -A importância da Detoxificação do Organismo

https://youtu.be/Oxe_yk9IiJA – Longe de Doenças apesar dos poluentes e toxinas

https://youtu.be/pcSK2w-13u8 -Ortomolecular,Suplementação e Pro bióticos no Detox, na Diabetes e nas Doenças Cardiovasculares

 

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook