Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica na internet nesta quarta-feira, dia 5/8, cinco novos vídeos para os alunos da Rede Municipal de Ensino continuarem lendo e se atualizando com foco na aprendizagem, mesmo durante a quarentena. Nesta semana, o Canal de Sala de Leitura vai abordar em seus vídeos temas como natureza e o empoderamento feminino em diferentes aspectos. Serão contadas histórias sobre diferentes tipos femininos, como “Garotas Especiais”, do projeto Tom nas Escolas, inspirado na música “Garota de Ipanema” de Tom Jobim. O vídeo ilustra o empoderamento feminino e da escola pública, da identidade dos bairros e da vida de outras cariocas.

Também entrarão para o acervo da Sala de Leitura Virtual um vídeo sobre a história escrita pelas professoras Nathalia de Sá Britto e Simone dos Santos Lacerda, batizada com o nome do quadro do pintor Paul Gauguin, “As mulheres do Tati”. Ambas lecionam na Escola Municipal José Moreira da Silva, em São Cristóvão. Já a professora de Língua Portuguesa Valéria Preza, da Gerência de Leitura, vai ler uma poesia autoral chamada “Amor”, que tenta decifrar esse sentimento.

Os alunos da Educação Infantil serão presenteados com dois vídeos. O primeiro será “Zunido pelo Mundo”, de Cláudia Portela. A escritora irá contar a história de uma abelha, o seu sonho e os seus zunidos. O outro será “Popim – o sapo que reconstruiu a floresta”, de Andreana Peruzzo, professora do Ciep Patrice Lumumba. A história aborda a necessidade de preservar a natureza.

Desde o seu lançamento, em março, o canal Sala de Leitura SME Carioca já tem mais de 30 mil visualizações e 110 vídeos publicados. Com isso, a Sala de Leitura Virtual da SME está levando mais conhecimento e leitura os 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal os imortais da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, o escritor Pedro Bandeira, o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, o diretor de cinema Cacá Diegues, entre outros participantes.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME: (http://www.youtube.com/c/SaladeLeituraSMECarioca).

Sala de Leitura

O canal, lançado há cerca de dois meses, já conta com 110 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o bisneto do imortal Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato e Pedro Bandeira. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para tornar mais dinâmica a conexão, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 5,8 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Comentários no Facebook