Primeiro Cemitério Ecológico é inaugurado na Baixada Fluminense

Próximo ao feriado de finados Queimados inaugura cemitério ecológico, somado a tecnologia de ponta e sustentabilidade

Jardim Envida Rio inaugurado no município de Queimados, Baixada Fluminense do Rio - Foto: Fotos: Simone Silva
Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

QUEIMADOS – O Jardim Envida Rio é o mais novo cemitério da Baixada Fluminense e o primeiro na região. É um cemitério sustentável que conta  com o que há de mais moderno no segmento funeral do Brasil. O empreendimento foi inaugurado no último sábado (27), em Queimados, na Baixada Fluminense, e contou com a presença de autoridades, entre elas o recém eleito Deputado Estadual Max Lemos (ex-prefeito da cidade), o atual prefeito Carlos Vilela, o presidente da Associação Brasileira de empresas e diretores do setor funerário, vereadores, representantes da Envida Rio fora do Estado, empresário, jornalistas e toda equipe da Envida Rio em Queimados. Na região central do terreno, que possui 32 mil metros quadrados, foi construída uma pétala de flor indicando a preocupação central do negócio com a sustentabilidade. O cemitério tem espaço para mais de 18 mil sepultamento, entre jazigos, gavetas e nichos.

Foto: Ferreira Netto
Foto: Simone Silva
Carro para cortejo ecológicos – Foto: Simone Silva

O empreendimento possui um sistema de capitação de águas fluviais que vai provisionar as águas em dois reservatórios com capacidade para meio Milhão de litros  de águas, que serão reutilizadas para irrigação dos jardins, do gramado, árvores, lavar calçadas, ruas e abastecer as caixas d’água dos vasos sanitários. A energia será solar, os carros para cortejo são ecológicos e os artigos de uso em geral biodegradáveis. Toda a obra seguiu as rigorosas normas e padrões ecológicos para a preservação do lençol freático, que ficará protegido 15 metros a mais abaixo dos jazigos, que ficarão, juntamente com as gavetas, em espaços totalmente gramados e o material será feito em ardósia riquíssima em calcário, o que irá permitir o cumprimento do prazo de exumação em três anos.

O empreendimento irá gerar mais de 100 oportunidades de empregos entre diretos e indiretos. De acordo com o proprietário da empresa Envida Rio, Adriano Castilho, a alta demanda por sepultamentos no Estado foi fundamental para o grupo resolver investir na construção do cemitério. Na Baixada Fluminense o único cemitério particular existente é o Jardim da Saudade, em Mesquita.

O proprietário do Jardim Envida Rio, Adriano Castilho falou a nossa reportagem da emoção de estar inaugurando este grande empreendimento na cidade de Queimados:

Proprietário da empresa Envida Rio, Adriano Castilho – Foto: Ferreira Netto

“Estar inaugurando este empreendimento é uma realização muito grande, de um sonho que nasceu há muitos anos atrás. Reencontrar amigos e familiares que não via há bastante tempo e todos têm uma trajetória muito importante na minha vida. Este empreendimento trará, além de empregos, mais dignidade para nossa região. Para todos que somos queimadenses e também para os que moram nas regiões próximas, hoje podemos dizer que temos um lugar para perpetuar a memória de quem nos ensinou nossos valores, que nos educou, que são nossos avós e nossos pais. Este é um espaço para celebrar a vida!”

Ao todo o cemitério conta com:

Seis mil metros quadrados de ruas calçadas, mais de 700 mil metros de nichos e capelas, quatro salas para velórios (com quartos privativos para repouso familiar com ar-refrigerado, tv de 32 polegadas, frigobar, computador com acesso wi-fi), uma sala para arrumação de corpos, banheiros masculinos e femininos e para cadeirantes, hall de acesso para as cerimônias, administração e atendimento a clientes, floricultura café com flores, guarita de acesso, projeto de paisagismo, irrigação, sinalização e localização de lotes, jazigos, gavetas e nichos.

Além de toda esta infra-estrutura, o Jardim Envida Rio também oferece chuvas de pétalas e de rosas na hora da partida acompanhada com som de violino.

Já a proprietária Denise Castilho, esposa de Adriano, ressaltou que “o cemitério não foi idealizado apenas para sepultamentos, mas para valorizar a vida, preservando a história, a lembrança e memória daqueles que com o fechamento de um ciclo, nos deixam para entrar na história de nossas vidas. Um novo sentido a despedida, através do valor a vida”.

O valor para aquisição de  um espaço no Cemitério Jardim Envida Rio varia entre R$ 6 mil a R$ 44 mil reais.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook