Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

O secretário Marcus Vinícius de Almeida Braga lançou, nesta sexta-feira (23/08), em Petrópolis, o Projeto Minha Aurora. A iniciativa da delegada Juliana Ziehe, titular da delegacia de Itaipava e da perita legista Mary Laura Garnica tem como objetivo a conscientização e a prevenção para os casos de crime de estupro, além de orientar a população sobre como proceder nessa situação. 

Esse projeto piloto é mais um passo que damos como secretaria de estado na área da prevenção e conscientização, mas é também um grande reforço para a área de investigação. Queremos além de garantir que a vítimas tenham acesso à informação que sejam bem atendidas e respeitadas em seus direitos. A ideia é que depois ele seja expandido para outras unidades – destacou o secretário.

O projeto possui três linhas de atuação: preventiva, com palestras em escolas e distribuição de cartilhas e panfletos; informativa, garantindo que a vítima tenha acesso às informações e como agir diante deste crime e social, com a criação de um protocolo de atendimento à vítima de estupro visando evitar a revitimização. 

Outro objetivo do projeto é otimizar a investigação com a criação de uma laboratório de análise de espermatozoide no Posto de Polícia Técnico Científica de Petrópolis. O espaço vai permitir que as amostras sejam analisadas com mais celeridade e que o resultado chegue mais rápido às delegacias da Região. 

A nossa ideia é orientar as pessoas para saberem o que fazer em casos de estupro. Elas precisam procurar uma delegacia de polícia, ser encaminhadas ao IML para realização do exame de corpo de delito e ao hospital onde receberão a medicação para preventiva. O estupro faz com que a vítima se sinta culpa pela crime. O que queremos é esclarecer essas dúvidas. A vítima nunca tem culpa em um caso de estupro. Ela tem o direito de dizer não e escolher quem toca no corpo dela – constatou a delegada Juliana Ziehe.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook