Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Falar sobre suicídio ainda é um tabu na sociedade, mas a cada 45 minutos uma pessoa morre vítima de suicídio. No mundo, há uma tentativa falha de tirar a própria vida a cada três segundos – e uma definitiva a cada 40 segundos. São cerca de 1 milhão de suicídios em todo o planeta. Muitas pessoas e muitas famílias, dão pouca importância  para essa luta que tem tirado vidas todos os anos.  É necessário que haja um combate as causas que levam uma pessoa a cometer o ato do suicídio, causas estas como depressão, problemas mentais, bipolaridade, uso freqüente de drogas, problemas familiares entre outros, através da ajuda de profissionais da saúde  além da espiritualidade, que ajuda  e auxilia no tratamento. Mas uma das maiores causas é a depressão, devemos tratar a depressão para diminuir o quadro suicida, pois temos de ir à raiz do problema e prevenir a doença, para que ela não aconteça, pois, se não tratada, a depressão pode desencadear comportamentos suicidas.  A família e os amigos ou  pessoas próximas podem ajudar nesse processo de diagnóstico.

Entre os adolescentes, entre 12 e 19 anos,  tem ocorrido um  aumento de atos suicidas segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um dos motivos que tem levado essa geração a cometer tal ato tem sido a tecnologia, também o capitalismo e os conflitos familiares. O Dr.  Rodrigo Assumção, psiquiatra, psicanalista, pós-graduado em Hebiatria e formado em Ciências da Religião, em entrevista ao Canção Nova, deixou o seguinte relato:

Fui a um Congresso de Neurologia Pediátrica, em que diziam que cinco horas de internet equivalem a 45 minutos usando uma droga. Aqui, não estamos falando de uma geração que trabalha com computação, mas sim que passa muito tempo se isolando. Um exemplo são os jovens que têm cinco mil amigos no Facebook, mas não têm um amigo para sair no fim de semana.

Grupo coreógrafo Fruto de Justiça, Psicóloga Neiva Trindade, Psicóloga Iliandra, Psicóloga Gisety e Jornalista Luciana Felipe
Grupo coreógrafo Fruto de Justiça, Psicóloga Neiva Trindade, Psicóloga Iliandra, Psicóloga Gisety e Jornalista Luciana Felipe – (Foto: Nelson Ferreira)

Campanhas  de prevenção e conscientização da depressão e do suicídio podem fazer a diferença e pensando nisso, a Psicóloga Neiva Trindade juntamente com sua equipe, realizou, nos dias 17 e 20 de setembro,  uma programação com os pacientes renais da Clínica Nefro Queimados abordando o tema neste mês de Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. 

Um estudo feito na Universidade Federal do Maranhão, constatou que pacientes renais crônicos podem ficar depressivos devido ao longo tratamento e as conseqüências físicas que o mesmo pode trazer ao paciente além de prejuízos psicológicos, alterando seu cotidiano, sendo também caracterizada como um problema social, que interfere no papel que o próprio enfermo desempenha na sociedade.

Enfermeira Nefrologista Gabriela Detrano – (FOTO: Arquivo Pessoal)

Aproveitando a data, 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente, a Enfermeira Nefrologista, Gabriela Detrano, foi convidada para abordar  sobre o  tema com os profissionais da clínica. A Nefro Queimados é a primeira clínica de hemodiálise a abordar este assunto. Os pacientes também puderam prestigiar uma apresentação de dança com o grupo coreógrafo Fruto de Justiça do Templo Pentecostal Aliança com Deus, com as integrantes Stephany, Fernanda, Amanda e Roseane.

Bispa Eliana Regina Xavier e sua equipe de missionários – (FOTO: Nelson Ferreira)

No mesmo dia (17), esteve presente a Bispa Eliana Regina Xavier que trouxe uma reflexão sobre o tema. O dia 17 foi finalizado com delicioso Buffet doado pela Psicóloga Dra. Neiva Trindade para todos convidados.

Psicanalista Jairo Cariocas – (FOTO: Arquivo Pessoal)

Já no dia 20 foi a vez do Psicanalista e Escritor Pr. Jairo Carioca que apresentou uma pequenas palestras, porém com um grande conteúdo, onde foi possível alertar os pacientes e principalmente aos familiares presentes, sobre o risco e a necessidade de se falar com amigos, com a familiares e também com seus médicos, quando sentirem qualquer sinal que possa o levar a depressão. O Dr. Jairo frisou dos riscos que a depressão que um paciente renal pode correr caso não tenha apoio da família e caso o paciente rejeite o acompanhamento por parte do Psicólogo Clinico.

Grupo Trupe Arremessados
Grupo Trupe Arremessados – (FOTO: Nelson Ferreira)

Na mesma sexta-feira (21), Um grupo de voluntários vestidos de palhaços realizou uma apresentação incrível, que fez com que pacientes e acompanhantes se comovessem através da belíssima voz Jhenny Tartarine onde cantou algumas músicas gospel. Vários momentos foram marcantes, logo na sala de espera da clinica, após a apresentação do grupo teatral, Paim Silva integrante e diretor do grupo falou para todos que ele tinha sido curado através de um milagre de um câncer no fígado, que  já estava em estado avançado, e como para ele foi importante entender a confiar em Deus e permanecer firme na fé.

O amor e o respeito  dos integrantes do grupo  pelos pacientes é sensacional
O amor e o respeito dos integrantes do grupo pelos pacientes é sensacional – (FOTO: Nelson Ferreira)

De uma forma inesperada, muito emocionado um paciente cortou o momento e testemunhou de pé sobre a importância da fé, e do apoio que uma instituição de saúde como a Nefro Queimados tem dado aos seus pacientes, permitindo eventos como o que acabara de presenciar, ainda emocionado frisou veementemente afirmando categoricamente sobre a importância de se manter firme e permanecer na fé em Deus, em poucas palavras disse ter visto a cura de sua esposa que estava com câncer terminal e através da fé, ele pode presenciar o milagre da cura de sua esposa. Tudo aconteceu muito rápido, porém não tinha como deixar de perceber a emoção com a expressão de alegria que estampava no rosto de cada paciente e acompanhante que ali se encontrava.  

Paciente muito emocionado deu seu testemunho da cura de sua esposa
Paciente muito emocionado deu seu testemunho da cura de sua esposa – (FOTO: Nelson Ferreira)

O grupo Trupe Arremessados, conta com a participação de Jhenny Tartarine, Fpabio de Carvalho Víctor Saga e Paim Silva. A Trupe Arremessados é um grupo de palhaços que há 25 anos tem levado alegria a hospitais, orfanatos, asilos e a onde forem chamados, a forma espontânea de tratar com os pacientes é incrível, transmitindo amor, fé, carinho e aconchego. Um dos integrantes e diretor  do Grupo,  Paim Silva, além de participar como voluntário no grupo divide o tempo como ator, o mesmo já fez parte da Trupe do Circo do ator Marcos Frota. Paim Silva, é o cover idêntico de Charles Chaplin no Brasil e estará viajando para França muito em breve, onde ganhará diretamente das mãos de um membro da família Chaplin, o título oficial do melhor cover Charles Chaplin no Brasil.

Grupo Teatral Trupe Arremessados – (FOTO: Nelson Ferreira)

Segundo a Psicóloga Neiva Trindade, todo este trabalho traz alegria aos pacientes e ajuda a aumentar a auto-estima de cada um deles e pode ajudar no processo de recuperação. Ainda dentro de sua fala, agradece primeiramente a Deus, aos Administradores da Clinica Nefro Queimados, aos funcionários da mesma, a todos os amigos e convidados que se colocaram a disposição para juntos conseguirmos realizar mais este evento em prol dos pacientes da Nefro Queimados. Meu muito obrigado!

Psicóloga Neiva Trindade
Psicóloga Neiva Trindade – (FOTO: Nelson Ferreira)

OBSERVAÇÃO! Todas as fotos tiradas neste evento poderá fazer Download das mesmas direto na página oficial no Facebook do Jornal e Portal de Notícias Folha Kariocas (JFK Notícias). https://www.facebook.com/folhakariocasgbc/

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook