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Um dos grandes fatores  de risco para as doenças cardiovasculares, é o sedentarismo, conseqüência da inatividade e baixa aptidão física. Esta é uma condição preocupante da saúde pública no mundo inteiro. Muito embora diversas doenças, em especial, as crônico-degenerativas (hipertensão arterial, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose e depressão), revelarem-se na quarta década de vida, aos 40 anos, a sua sedimentação ocorre mesmo na infância e adolescência, e o sedentarismo parece ter efeito significante dessa condição. Um indivíduo define se é ou não sedentário ou ativo de acordo com seu gasto calórico semanal.

Por semana, um indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias para ficar fora da lista dos sedentários. Para se promover saúde “o completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doenças”, precisa-se quebrar a barreira do sedentarismo com a prática do exercício físico regular.

8 malefícios que o sedentarismo pode causar

O sedentarismo pode resultar em diversas consequências para a saúde, como por exemplo:

  1. Falta de força muscular por não estimular todos os músculos;
  2. Dor nas articulações devido ao excesso de peso;
  3. Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias;
  4. Aumento excessivo do peso e até mesmo obesidade;
  5. Aumento do colesterol e triglicerídios;
  6. Doenças cardiovasculares, como Infarto ou AVC;
  7. Aumento do risco de Diabetes tipo 2 devido a resistência à insulina;
  8. Roncos durante o sono e Apneia do sono porque o ar pode passar com dificuldade pelas vias aéreas.

O aumento do peso pode ser a primeira consequência de ser sedentário e as outras complicações surgem aos poucos, com o passar do tempo e são silenciosas.

Combatendo o sedentarismo

Para combater o sedentarismo pode-se optar por qualquer tipo de atividade física desde que ela seja feita, pelo menos, 3 vezes por semana porque somente assim haverá uma diminuição do risco de doenças devido a falta de atividade física. Praticar alguma atividade física somente uma vez por semana não tem tantos benefícios, mas se é o que tempo que a pessoa tem disponível no momento, qualquer esforço será melhor que nada. 

Para começar é recomendado ir ao médico para ser examinado porque assim ele poderá dizer se a pessoa está apta ou não para a atividade que pretende fazer. Geralmente, a escolha inicial de uma pessoa que está acima do peso e quer deixar o sedentarismo é a caminhada porque ela tem pouco impacto sobre as articulações e pode ser feita no seu próprio ritmo. 

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